Pensar na aposentadoria tem que ser uma tarefa contínua e muito bem pensada. Por isso, conhecer as opções de investimento é o primeiro passo.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre as melhores opções de investimento para quem busca se preparar para a aposentadoria. Nesse caso, vamos falar de investimentos para todos os perfis.
Como Organizar meu Orçamento Ganhando PoucoOu seja, se você tem um perfil Conservador, Moderado ou Ousado, o artigo de hoje vai te ajudar a encontrar a melhor opção de investimento!
Investimento em Renda Fixa
Os títulos de renda fixa são uma das carteiras de investimento mais importantes do país e uma ótima opção para quem busca construir um bom plano de aposentadoria. Nele é possível investir de forma mais segura e direta.
Um dos benefícios de usar títulos de renda fixa é que os valores para qualquer fundo de títulos são baixos ao lado de baixo risco. Ou seja, é um investimento onde o valor investido gera pouca perda, como um baixo retorno.
Além disso, é preciso falar sobre a facilidade de encontrar informações e dicas sobre renda fixa na internet, o que facilita muito o entendimento sobre o assunto. Então, quando falamos em aposentadoria, que teoricamente seria de longo prazo, nos deparamos com uma das melhores oportunidades.
Por ser um investimento seguro e lucrativo, você pode investir um valor fixo mensal com confiança sabendo que vai render bem no futuro. Por isso, hoje em dia é um dos modelos mais utilizados e com boas recomendações.
Investir em Tesouro direto
Outro tipo de investimento que merece destaque é o Tesouro Direto, que é um empréstimo oferecido ao governo. Assim, o mesmo paga o empréstimo mensalmente com juros.
Por se tratar de um programa do governo, o acesso ao tesouro direto é muito fácil e acessível para quem quer começar a investir. Além disso, é extremamente lucrativo, principalmente se falamos de longo prazo.
Portanto, é quase obrigatório ter pelo menos parte do investimento no fundo certo. Dito isso, vale a pena conhecer mais sobre esse modelo e entendê-lo melhor.
Investimento em Fundos Imobiliários
Quando falamos em rentabilidade, temos que falar em fundos imobiliários. Afinal, os fundos são os grandes nomes do mercado de investimentos hoje, e com razão.
Como funciona pode parecer confuso, mas não é baseado na mentalidade simples de propriedades de aluguel. Basicamente, você investe o dinheiro em uma propriedade, geralmente uma casa ocupada pelo proprietário.
Assim, por cada mês de valorização deste imóvel, ser-lhe-á cobrado o valor como se estivesse a receber o valor de uma renda paga. Neste caso pode escolher entre os diferentes modelos de investimento dos fundos imobiliários.
Para evitar problemas, o ideal é pesquisar o assunto, entender mais profundamente suas vantagens e desvantagens. Afinal, tem excelente rentabilidade e é um dos melhores do mercado, mas também carrega um risco significativo.
Se você está interessado em fundos imobiliários, primeiro você pode aprender mais sobre os seguintes modelos:
- Sale and Leaseback.
- Buy and Lease;
- Built-to-suit;
Todo modelo de fundo imobiliário tem uma característica especial que precisa ser levada em consideração. Portanto, se você fizer uma boa escolha, terá um ótimo investimento de longo prazo em suas mãos.
Investir em Previdência Privada
Ainda uma realidade distante para muitas pessoas por não estarem familiarizadas com o tema, a poupança para a aposentadoria privada é uma ótima forma de economizar dinheiro para a aposentadoria. Como regra, apenas os funcionários de uma empresa têm essa opção.
Dentro da previdência complementar, como também é conhecida, existem duas formas de economizar: PGBL e VGBL. O primeiro, chamado de plano de Garantia de Benefício Livre, rende até 12 de renda anual que é deduzida do imposto de renda.
Dessa forma, a contribuição é calculada de forma mais progressiva, o que pode ser interessante para quem deseja um tempo menor entre o depósito e o saque. O VGBL, por outro lado, é o oposto, pois o imposto de renda é cobrado de forma regressiva.
Nesse caso é ideal para quem quer investir muito tempo antes de sacar ou receber qualquer coisa de volta nos investimentos. Portanto, basta entender melhor os dois modelos e escolher a melhor opção.
Para quem trabalha em uma empresa, basta falar com a área de Recursos Humanos para saber mais sobre os planos da sua empresa e como se comportar em relação a isso. Por exemplo, existem empresas que agregam valor aos planos de previdência privada como incentivo.
