Neste post vamos explicar o passo a passo de como solicitar o seguro desemprego pela internet.
Para ter direito ao seguro-desemprego é preciso cumprir alguns requisitos:
Como Calcular o Valor do Seguro Desemprego em 2023?- Ter sido dispensado sem justa causa.
- Estar desempregado no momento da solicitação do benefício.
- Não estar recebendo nenhum benefício da Previdência (exceto pensão por morte ou auxílio-acidente).
- Não ter fonte de renda própria para a família.
- Não ser sócio ou membro de participação de lucros de empresa.
- Se for empregado rural precisa ter 15 meses de contribuição nos últimos dois anos.
Além disso tem mais um último requisito que como é um pouco mais complicado:
- É preciso ter recebido o salário do seu empregador por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.
Quando da primeira solicitação pelo menos e nos últimos doze meses imediatamente anteriores à data de dispensa.
- No momento do segundo pedido e cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data de dispensa para os outros pedidos.
São vários requisitos que você deve prestar atenção para ter o direito a este benefício!
Vamos para o passo a passo de como fazer a solicitação desse benefício pela internet,
desde já você precisa saber que isso se dá em dois momentos:
- 1º Você faz a solicitação pela internet.
- 2º Você precisa se dirigir a uma agência do Ministério do Trabalho para apresentar a documentação necessária.
Em razão da pandemia esses agendamentos presenciais estavam suspensos, porém como as coisas estão voltando aos poucos é bom que você confira na agência das suas cidades se os atendimentos estão ocorrendo.
Caso ainda não tenham voltado esses atendimentos presenciais toda solicitação do seguro-desemprego está sendo feita online.
Primeiro você vai acessar o site do Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/)
Em seguida você vai se cadastrar no site assim como aparece na imagem abaixo:

Em seguida você chegará nesta página você deverá preencher os dados:
- CPF
- Nome completo
- Telefone
Então você deve confirmar que não é um robô e aceitar os termos de uso do site!

Agora você deverá confirmar os dados da sua data de nascimento conforme a imagem pede.

Agora é a sua hora de escolher a forma em que a sua senha provisória será enviada, pelo e-mail ou pelo número do celular que você cadastrou, depois de escolher a melhor opção para você clique em continuar

Em seguida você deverá checar o seu e-mail ou celular para verificar o código de validação após receber o código de validação inserido no campo e clicar em “validar cadastro”.

Chegou a hora de criar a sua senha definitiva, depois que você escolher sua senha basta clicar em criar senha e a sua senha será criada.

Após isso volte para o site Emprega Brasil e clique em entrar no canto superior direito:

É bem provável que está tela apareça e é necessário que você complete o seu cadastro clique no link indicado para fazer isso.

Aparecerão cinco perguntas sobre o seu histórico de trabalho e você deve acertar pelo menos quatro delas recomendamos pegar a sua carteira de trabalho para lembrar as respostas corretas após essas respostas o seu usuário será validado com sucesso.

Clique então em continuar.

Você pode clicar na opção de pedir o seguro-desemprego que ela estará liberada como mostra a imagem:

Depois que você clicar na opção seguro-desemprego vai selecionar solicitar o seguro-desemprego e inserir o número de requerimento que seu antigo empregador te forneceu.
Novamente você irá preencher um formulário com informações pessoais e profissionais é o mesmo formulário que você preencheria se tivesse ido presencialmente à agência do Ministério do Trabalho.
Serão oferecidas vagas de trabalho e até mesmo curso de especialização que podem ser do seu interesse caso você tenha interesse você pode se candidatar para vaga ali mesmo.
Confirme que você realmente deseja receber o seguro-desemprego e em seguida você vai poder fazer o agendamento do seu atendimento na agência do Ministério do Trabalho.
Uma informação importante é que você pode fazer todos os processos diretamente pelo seu celular através do aplicativo “Carteira de trabalho digital”.
Para que a solicitação seja concedida ou seja para que você receba o seguro-desemprego, vai ser necessário apresentar uma documentação.
Caso o atendimento seja presencial você vai precisar levar essa documentação presencialmente até a gente, agora se por acaso você fez essa solicitação e os atendimentos ainda estiverem suspensos você vai conseguir enviar toda essa documentação diretamente pelo site.
Os documentos que você precisa apresentar estão e seguir:
- RG e CPF
- Carteira de trabalho
- Documento de inscrição no PIS Pasep
- Solicitação do seguro-desemprego
Agora sim você já sabe tudo sobre o seguro desemprego desde quem tem direito e até mesmo como fazer o pedido mais lembre-se que devido a anemia é preciso verificar se os atendimentos presenciais já estão acontecendo ou não.
